Respire e não pire!

A respiração é um dos princípios do método Pilates, além dele temos mais 5 princípios: Centralização, Concentração, Fluência, Controle e Precisão.

Quando dou a primeira aula para meus alunos o comentário mais comum que ouço deles é que são muitas informações ao mesmo tempo para assimilar tudo em apenas 60 minutos, ou, como vou fazer “tudo isso” e ainda respirar? Bem, é simples, vamos entender como funciona a mecânica da respiração durante uma aula de Pilates.

Normalmente durante nossas atividades da vida diária respiramos de forma passiva, superficial, que desta forma a troca gasosa se torna menos eficiente. Alguns músculos estão diretamente ligados à respiração, os músculos do centro do tronco (como lemos na matéria anterior).

Inspirando pelo nariz conseguimos filtrar, aquecer e umedecer o ar que entra pelas vias aéreas, relaxando os músculos superiores do tronco, ombros e pescoço. Então experimente fazer essa fase da respiração minimizando qualquer movimento excessivo da parte superior do tórax.

Expire pela boca sentindo as costelas se fechando e deprimindo ao mesmo tempo que as camadas abdominais se contraem, principalmente as mais profundas e assoalho pélvico. Para isso acontecer evite movimentos excessivos também da região do abdômen.

Vamos entender para onde mandamos o ar, já que não podemos tensionar a região superior do tronco e nem relaxar os abdominais. Faça algumas respirações com uma mão no peito e a outra na barriga, depois apóie as mãos ao lado e na base da caixa torácica (nas últimas costelas) e respire algumas vezes mandando o ar e sinta o movimento apenas para essa região.

Essa região mais inferior e posterolateral da caixa torácica é onde encontramos os lobos inferiores dos pulmões, onde temos maior concentração de alvéolos, consequentemente onde a troca gasosa é mais eficiente. Não é errado respirar mandando o ar para cima ou para baixo do seu tronco, mas para a prática do Pilates é melhor respirarmos desta forma até para que esse fluxo seja um facilitador durante os movimentos, sem tensões desnecessárias.

Pratique inteligência corporal! 😉

Venha para o Espaço Único! Agende a sua aula agora, clique aqui!

Deixar um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.